Você deve usar a IA, mas do jeito certo.

Verdade seja dita: não é errado utilizar inteligência artificial, você só precisa fazer isso da maneira correta. O mundo está cada vez mais tecnológico e deixar de encarar essa realidade não é estratégico, principalmente quando você poderia ter um aliado ao seu lado para poupar tempo e enxergar novos horizontes. Ou seja: invista em prompts…

Publicado em 18 de dezembro de 2025 por Catarina Bortolotto

Verdade seja dita: não é errado utilizar inteligência artificial, você só precisa fazer isso da maneira correta. O mundo está cada vez mais tecnológico e deixar de encarar essa realidade não é estratégico, principalmente quando você poderia ter um aliado ao seu lado para poupar tempo e enxergar novos horizontes. Ou seja: invista em prompts específicos que não tornem seu conteúdo apenas mais um entre os milhares nas redes sociais. 

A verdade é que a IA não substitui estratégia, não substitui repertório e, principalmente, não substitui o olhar (e o sentimento) humano. Ela é uma ferramenta. E, como qualquer ferramenta, o resultado depende diretamente de quem está por trás, fornecendo informações e o direcionamento correto.

A IA não conhece sua marca, a menos que você a ensine.

Quando você usa prompts superficiais, o que a inteligência vai lhe dar é exatamente a mesma coisa em formato de post: algo genérico, sem profundidade e que não gera conexão. Logo, se tornam uma publicação que não tem relação intrínseca com a sua marca, não gera desejo no seu público e poderia ter sido escrita por qualquer pessoa em qualquer lugar

Por isso, o segredo está em personalizar (e aqui às vezes leva um tempinho, viu?). A inteligência artificial precisa de detalhes que você (mais do que ninguém) sabe sobre o seu negócio: quem é seu cliente ideal, quais dores ele tem, qual tom de voz você usa, qual objetivo aquele conteúdo precisa cumprir. Quanto mais contexto você dá, mais original e estratégico será o resultado.

Outro ponto importante é entender que a IA não é o fim do processo, é o meio. Depois que o conteúdo é gerado cabe a você dar o toque humano. Transformar aquele texto para que gere diálogo, transformando fala em conversa (anotou a dica?). Ninguém gosta de interagir com um robô, então não deixe seus posts se transformarem nisso.

Para quais finalidades utilizar a inteligência artificial? 

A inteligência artificial é uma ótima aliada para ampliar sua capacidade criativa e estratégica no dia a dia. Ela ajuda a organizar ideias, estruturar pautas, testar abordagens e explorar ângulos que talvez não surgissem tão rapidamente. Funciona quase como aquele empurrãozinho que coloca o raciocínio em movimento: você traz o contexto, e a IA devolve possibilidades para você analisar, refinar e transformar em conteúdo com personalidade.

Além disso, a inteligência artificial facilita tarefas que consomem o seu tempo e não necessariamente exigem sua capacidade criativa. Revisar textos, adaptar linguagem para diferentes formatos, gerar variações de títulos, organizar calendários ou até montar um esboço de apresentação são bons exemplos de usos práticos que ela pode auxiliar e dar mais fôlego para as outras criações. 

Resumindo: a IA será sua inimiga apenas se você quiser (e deixar). 

Obrigada por ler mais esse texto até o fim. 2025 está acabando, mas ainda tenho mais uma verdade pra te contar. Até mais! 

Leia mais verdades:

O problema não é o algoritmo, é sua estratégia de conteúdo

Buscando uma agência de marketing em Criciúma?

Conecte sua marca a resultados reais com estratégias autênticas, conteúdo de verdade e parceria de verdadeiros especialistas em Criciúma. Conte com quem veste a camisa junto!