O problema não é o algoritmo, é a sua estratégia de conteúdo
Por mais que muitos atribuam os resultados às mudanças constantes dos algoritmos, às vezes o real problema está na estratégia do conteúdo Verdade seja dita: muitos culpam o algoritmo do Meta pelas mudanças constantes, queda de alcance orgânico nos últimos anos e concorrência por atenção. No entanto, o real problema dos resultados das redes sociais…
Publicado em 21 de outubro de 2025 por Catarina Bortolotto

Por mais que muitos atribuam os resultados às mudanças constantes dos algoritmos, às vezes o real problema está na estratégia do conteúdo
Verdade seja dita: muitos culpam o algoritmo do Meta pelas mudanças constantes, queda de alcance orgânico nos últimos anos e concorrência por atenção. No entanto, o real problema dos resultados das redes sociais está na estratégia de conteúdo (ou a falta dela) no momento de elaborar uma publicação. Já foi o tempo que as pessoas podiam postar por postar. Hoje, tão importante quanto a edição, imagem ou arte perfeita, é um bom planejamento de conteúdo (e copy também).
E o que isso significa na prática?
Significa que o perfil da sua empresa precisa de conteúdo de verdade. Ou seja: não é entrar em uma trend que vai ajudar o seu algoritmo (muito pelo contrário, prometo falar disso também). Parta do início, entenda quem é a sua audiência, quais as dores dela e quais os desejos que ela têm.
Hoje, o algoritmo funciona como um filtro. Ele entrega mais ou menos um conteúdo de acordo com os sinais de interesse que capta nos primeiros minutos da publicação. Estes, por sua vez, vão desde de conversas geradas no direct, curtidas e comentários relevantes, até salvamentos, compartilhamentos e (não menos importante) tempo de tela.
Viralizar pode prejudicar seu algoritmo
Sim, você leu certo. Mas calma que eu vou explicar melhor como o sonho de muitas pessoas pode se tornar um pesadelo. Imagine que você entrou em uma trend — que, muitas vezes, nem fazia tanto sentido com o seu negócio — e esse conteúdo trouxe muitas curtidas, seguidores e compartilhamentos. Até aí, parece incrível, não é?
O problema começa quando essa viralização não está alinhada com a sua proposta de valor. Quem chega até você por causa de um vídeo engraçado, uma dublagem ou um meme fora de contexto, espera ver mais desse mesmo tipo de conteúdo. Se não encontrar, logo vai se frustrar, parar de interagir ou até deixar de seguir. E isso afeta diretamente o algoritmo, já que a plataforma entende que suas próximas publicações não despertam tanto interesse e, consequentemente, entrega para menos pessoas.
Agora, outra situação. Uma vinícola que fez um vídeo explicando a diferença entre servir um vinho tinto gelado ou em temperatura ambiente (que é uma dúvida de muitas pessoas). Esse conteúdo pode não viralizar no sentido tradicional, mas gera salvamentos, compartilhamentos em grupos e comentários de pessoas interessadas (que é exatamente o que o algoritmo valoriza).
Conseguiu notar a diferença? Viralizar sem estratégia de conteúdo pode ser um tiro no pé, porque além de atrair um público desalinhado com o que você realmente oferece, pode prejudicar sua taxa de engajamento e dificultar o crescimento sustentável da sua marca nas redes sociais.
E o que fazer, então?
- Foque em conteúdos que tenham conexão com a essência do seu negócio;
- Use trends e formatos virais apenas quando fizerem sentido para o posicionamento da sua marca, sempre adaptando os conteúdos para deixarem eles únicos;
- Priorize qualidade e consistência nas publicações, ao invés de valorizar apenas quando um conteúdo tem um bom desempenho. A meta é que todos os conteúdos tenham níveis de engajamento parecidos (e com resultados positivos);
- Lembre-se: seguidores certos valem muito mais do que números exorbitantes que não somam.
No fim, o algoritmo não é vilão nem herói. Ele apenas responde ao comportamento do público. A pergunta que fica é: você está produzindo para o algoritmo ou para a sua audiência? Porque, no digital, o que realmente conecta é propósito e consistência.
Te espero para a próxima verdade (mas enquanto isso, reflita sobre essa aqui).
Buscando uma agência de marketing em Criciúma?
Conecte sua marca a resultados reais com estratégias autênticas, conteúdo de verdade e parceria de verdadeiros especialistas em Criciúma. Conte com quem veste a camisa junto!