Será que o seu negócio precisa viralizar?

Verdade seja dita: viralizar às vezes pode ser pior para o seu negócio. Ao seguir algo fora da sua linha editorial, você pode furar a bolha, mas também confundir o algoritmo e atrair pessoas pelos motivos errados. Gerando, desta forma, um certo desapontamento ao não receberem mais vídeos parecidos com o que fez elas interagirem…

Publicado em 24 de novembro de 2025 por Catarina Bortolotto

Verdade seja dita: viralizar às vezes pode ser pior para o seu negócio. Ao seguir algo fora da sua linha editorial, você pode furar a bolha, mas também confundir o algoritmo e atrair pessoas pelos motivos errados. Gerando, desta forma, um certo desapontamento ao não receberem mais vídeos parecidos com o que fez elas interagirem primeiramente.

Vale mais um seguidor fiel do que 10 aleatórios


A sua empresa precisa valorizar quem está sempre ali, consumindo, dando feedback e integrando uma comunidade engajada. O fato é ainda mais verdadeiro quando nos voltamos para pequenos negócios que comercializam produtos e possuem barreiras geográficas. Imagine que você é uma sorveteria localizada no Sul do Brasil em uma cidade que não é turística. De quê adianta atrair públicos da Região Norte?

Pura vaidade


Será que o desejo de viralizar para o seu negócio vem do motivo certo? Se a viralização for estrategicamente positiva para a sua marca, incentivamos que aconteça. No entanto, se o impulso for apenas a busca por vaidade… (você deve saber qual é a minha opinião).

É fundamental ter em mente que as métricas que realmente importam são aquelas que impactam diretamente no faturamento, na retenção de clientes e na construção da sua marca. Isso significa focar em conversões, leads qualificados, tempo de permanência e taxa de clique. O foco deve estar sempre no que gera impacto real e tangível, deixando de lado as métricas que não contribuem para o desenvolvimento e a maturidade do negócio.

Consistência é a alma da memorabilidade


Não há hit isolado que faça uma marca durar para sempre (dói quando a gente fala isso em voz alta, né?). É necessário uma série de interações para, a longo prazo, solidificar a imagem da sua marca, fazendo ela (finally) ter um posicionamento claro, forte e de confiança. Ou seja: é ela que entrega valor e, consequentemente, mantém o público engajado e torna a sua marca relevante.

Lição do dia: ao invés de correr atrás de números que, muitas vezes, não se traduzem em resultados efetivos para o negócio, foque em conteúdos que vão construir e fortalecer a sua reputação. A sua marca precisa de maturidade, não de popularidade (combinado?).

Nunca devo entrar em trends?


Assim como na vida, não precisamos ser tão radicais (escutei um “ufa”?). Você pode participar de trends estratégicas que fazem sentido com os objetivos do seu negócio. Se uma das metas que você traçou para 2025 é aumentar as vendas da sua empresa nos estados de atuação, você pode analisar maneiras de cumprir esse objetivo com os conteúdos das redes sociais, com o intuito de gerar mais identificação dos consumidores e, possivelmente, vendas.

Obrigada por ler até aqui. A próxima verdade te espera ainda este mês. Até.

Buscando uma agência de marketing em Criciúma?

Conecte sua marca a resultados reais com estratégias autênticas, conteúdo de verdade e parceria de verdadeiros especialistas em Criciúma. Conte com quem veste a camisa junto!